Páscoa, Passagem, Vida

criança-girassol-shutter

Então é páscoa! As lojas estão cheias de ovos de chocolate e de coelhos de pelúcia. Os religiosos comemoram em suas sinagogas e igrejas. As famílias se esbaldam em seus almoços deliciosos. Alguns não comemoram. E os olhinhos das crianças veem tudo e aprendem tudo dessa cultura e sociedade nas quais estão inseridos. Mas o que é realmente importante na páscoa? Na minha humilde opinião, independente de religião ou filosofia de vida, podemos enxergar a Páscoa como uma rica oportunidade de aprendizado tanto pra nós adultos como para as crianças. Vejamos de onde surgiu o termo e seus significados.

A palavra Páscoa vem do hebraico e significa Passagem. É um termo de um livro que considero um dos melhores livros que estou tentando conhecer, a bíblia. No velho testamento a páscoa foi um marco da passagem de um estágio de um povo. A história conta que cada família do povo hebreu que estava escravizado pelos egípcios deveria imolar um cordeiro para o sustento da casa e passar o seu sangue nos umbrais das portas para serem livres do mal que sobreviria. O novo testamento, uma visão cristã, também traz a ideia de uma passagem para uma nova vida. De forma parecida através de um sacrifício de amor Jesus Cristo se tornou o próprio cordeiro, mas um cordeiro enviado de Deus que ressuscita ao terceiro dia. Libertando aos que creem também de um mal, os próprios erros.

A ideia do ovo veio de outras crenças de várias partes do mundo, que acreditavam que o mundo inteiro teria sua formação inicial por meio de um ovo. Algumas civilizações também acreditavam no ovo e no coelho como símbolos de renovação e fertilidade. Outras tinham o costume de enfeitar ovos, fazendo verdadeiras obras de arte. Daí o catolicismo incorporou o ovo, dentre outros, como símbolo da páscoa católica. Já o chocolate na Páscoa, provavelmente, tem muito haver com a revolução industrial e uma produção de chocolate de larga escala da época.

Independentemente das visões o importante é que a Páscoa traz consigo valores importantes que podem ser passados a criança e que podem propor pra nós adultos uma uma verdadeira passagem, um divisor de águas em nossas vidas. Pois muitos nessa época devem estar se endividando para comprar ovos gigantes ou até pequeninos e carérrimos, para fazerem seus filhos, sobrinhos, netos e alunos se empanturrarem de açúcares, gorduras saturadas e parafina. Mostrando que a felicidade está em comprar, comprar e comprar. Então cabe uma mudança na forma de pensar a páscoa.

Em vez de ficar horas na fila de uma loja, passe horas brincando de achar valores no jardim ou em um parque.

Em vez de gastar o dinheiro que não tem, mostre aos pequenos a importância de se economizar para comprar algo gostoso de vez em quando.

Em vez de se engalfinhar com outros pra conseguir um ovo inteiro em algumas lojas, mostre aos pequenos que um ovo de chocolate pode ser algo legal, mas a maneira como agimos para conseguir o ovo deve ser mais legal.

Em vez de andar durante horas pra achar um ovo em específico, ande menos e compre ingredientes para fazer sua própria sobremesa.

Em vez de entupir a criança de gorduras, açúcares e parafina, faça seu próprio ovo com menos açúcar e mais amor.

Em vez de entupir a criança de presentes, faça cupcakes junto com ela e distribua a quem nada vai receber.

Em vez de intolerância religiosa, respeite o outro pra ter a oportunidade de compartilhar o que realmente acredita.

Em vez de criticar a religião do outro, veja o que pode tirar de bom pra sua própria crença, pra sua vida.

Em vez de crucificar o coitadinho do coelho que entrou na história de gaiato incentive a criança a se parecer com ele e comer verduras, frutas e legumes.

Em vez de ficar falando pras pessoas o que fazer, passe tempo com a família.

Pensando nisso me deu fome, acho que vou ali comer uma bacalhoada da sogra…

Um abraço!

Feliz Páscoa!

Por Glaucione de Laet
Fotos: Shutterstock

Anúncios

2 comentários sobre “Páscoa, Passagem, Vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s