Deixar Uma Câmera Fotográfica Na Mão de Uma Criança?

afotografiaeoolharinfantil

Deixar uma câmera na mão de uma criança?
Nem pensar de jeito nenhum

Emprestar meu celular pra ele tirar foto?
Você está ficando doida?

Tanta coisa pra ensinar vai ensinar criança a tirar foto?

Esses questionamentos sempre passam por mentes que não consideram a criança como digna de confiança ou capaz de aprender. A criança pode muitas coisas se considerarmos que ela é capaz. Mas se não darmos a chance da criança tentar, nunca saberemos o poder surpreendente de autonomia de um pequenino. É claro que dependendo da idade temos que ter algumas ressalvas por conta da viabilidade da atividade e do grau da percepção infantil. Porém não temos o direito de privar a criança do contexto tecnológico no qual ela JÁ está inserida.

A minha sobrinha desde pequena sempre gostou de tirar fotos. Por que? Porque ela vive num mundo em que os pais, os avós, os tios, parentes, professores e amigos tiram fotos. Se todos  tiram fotos dela, por que ela não pode tirar? A minha cunhada e eu sempre demos a minha sobrinha a chance de tirar as próprias fotografias. Não digo que foi fácil. Tinha momentos que ela queria correr com a câmera na mão, tinha momentos que a câmera caía sim. E eu como tia (que só tinha uma câmera) via meu coração disparar, e novamente eu tinha que dizer a ela do cuidado que ela teria que ter com a câmera se quisesse continuar a tirar suas belas fotos. Apreciávamos o processo de aprendizado dela e no divertíamos com seus achados na lente imperceptíveis aos olhos adultos.

O olhar dos pequenos sempre se tornam pras coisas sensacionais que nós adultos não prestamos atenção. Quando entregamos uma câmera pra uma criança, ensinamos como utilizá-la (às vezes é o contrário), damos liberdade pra ela explorar o equipamento, e tirar foto do que quiser, nos tornarmos agentes mediadores do conhecimento e expectadores de pequenas felicidades.

Se você nunca entregou uma câmera pra uma criança peço que o faça e veja o quanto ela irá te surpreender. Mas se mesmo assim você sente insegurança de confiar a câmera aos pequenos, abaixo enumerei algumas dicas:

  • Mostre a criança sua câmera, converse com ela sobre as funções dos botõezinhos de ligar e desligar, o porquê da cordinha ao lado da câmera, a lente, onde se coloca o dedinho pra ele não aparecer na fotografia.
  • Em um primeiro momento deixe a criança manusear a câmera apertando os botões junto a você, peça que repita as funções de cada um pra ver se realmente entendeu. Mas não demore muito criança perde o interesse se fica chato.
  • Deixe que a criança fotografe o que quiser: bichinhos, pés, amigos, você, flores, texturas deixe a criatividade dela guiá-la.
  • Permita que ela explore o equipamento com curiosidade e o interesse dela fará com que você se aprofunde no assunto e ensine outras funções mais complexas como a do zoom por exemplo.
  • Depois que a criança tirar bastante fotos coloque os arquivos em um computador ou televisão para que suas fotos possam ser apreciadas.
  • Não critique jamais a criança. Até as fotos mais bizarras (quem nunca as tirou) devem ser consideradas com respeito. Pois a maneira como se conduz a experiência pode bloquear o aprendizado.
  • Se quiser aprofundar no assunto dê dicas para que as fotografias fiquem mais bonitas:
    Quanto mais parada a mãozinha ficar mais nítida a foto ficará. Quanto mais se aproximar, maior o objeto da foto ficará…
  • Faça perguntas, analise junto com a criança as produções delas:
    Por que será que o rostinho do colega não apareceu na foto? Por que será que a foto ficou tão clara? Ou escura?
  • Faça experiências:
    Vamos tirar a foto dessa forma (invente) pra ver como ficará?
  • Peça sugestões:
    Como a foto ficará mais legal?
  • Se você tiver mais de uma criança e só uma câmera faça combinados com elas sobre a ordem e o tempo de cada utilizar a máquina fotográfica.
  • Ouça as crianças. Elas tem a resposta para quase tudo.

Boa experiência!

Se você quiser me conte depois. Vou ficar feliz em saber que a minha experiência ajudou você de alguma forma.

Texto: Glaucione de Laet 
Fotografia: De um(a) fotógrafo(a) que eu queria saber o nome


Anúncios

2 comentários sobre “Deixar Uma Câmera Fotográfica Na Mão de Uma Criança?

    1. Olá Maria das Graças fico feliz que tenha gostado. É difícil sim não vou mentir, mas o trabalho com criança requer muita tolerância seja qual for o tema rs… Vou tentar postar alguns conteúdos para que possa observar. Se tiver alguma experiência pode compartilhar também. Um abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s